O modelo de negócios em franquias é ideal e recomendado para os empreendedores que querem começar no mundo empresarial, mas não querem correr o risco de lançar um modelo de negócio ainda não testado. Inúmeras dúvidas surgem sobre sobre este setor e, consequentemente, mitos e verdades.
Sendo assim, Susana Martins – Sócia-administradora do GrupoConcept – cita algumas verdades e mitos sobre este modelo de negócio e dá dicas sobre como alcançar o sucesso ao abrir a sua franquia.
1. Para gerir uma Franquia, é preciso trabalhar pouco. MITO
O modelo de franquia possui uma operação diferente de um negócio próprio. O franqueado pode contar com uma rede que não precisa ser gerida diretamente por ele, e este fator pode trazer a ideia de que é preciso trabalhar menos. Entretanto, este pensamento pode causar prejuízos tanto para o franqueado quanto para o franqueador, já que, com uma menor dedicação ao negócio, surge um espaço perigoso para a concorrência no local da unidade.
2. O sucesso da sua unidade é garantido. MITO
Ter uma franquia é uma excelente possibilidade para quem procura segurança e bom desempenho. No entanto, é preciso desconstruir o mito de que com este modelo de negócio o sucesso é garantido. Quando os franqueados acreditam realmente nisto, deixam de se dedicar ao negócio como deveriam. Desta forma, por melhor ou mais promissor que seja o caminho, alcançar os resultados planejados acaba por se tornar inviável.
3. Abrir uma Franquia é mais fácil para empreendedores iniciantes. VERDADE
As franquias são o modelo de negócio com mais sucesso, encerrando com menos frequência, já que a sua base tem um modelo pronto e possui um plano já validado. Sendo assim, há uma orientação muito mais adequada sobre como chegar a um bom desempenho, logo, a possibilidade de conseguir um desempenho otimizado é real, desde que sejam consideradas questões como fortalecimento da marca, preparação e planejamento.
4. As Franquias de sucesso são melhores para investir. VERDADE
Antes da decisão de abrir uma franquia, o empreendedor deve verificar exaustivamente a viabilidade do negócio. Além do conhecimento sobre as condições de mercado, deve compreender questões como as possibilidades de lucro, o retorno do investimento e os benefícios da localização escolhida.
Quanto mais detalhes tiver sobre o negócio, maior será a segurança e garantia de sucesso. Por isso, as franquias de sucesso são realmente as melhores opções de investimento, pois trazem um risco menor e satisfazem os interesses e necessidades de todos os envolvidos.
5. O retorno do investimento é rápido e garantido. MITO
O prazo para o retorno do investimento deve ser avaliado com o estudo de viabilidade da franquia. Este retorno não pode ser estimado sem parâmetros e uma análise detalhada do fluxo de caixa previsto nas simulações.
6. Abrir uma franquia é mais barato do que um negócio próprio. VERDADE
Ao iniciar um negócio do zero, além dos estudos de mercado e outras análises minuciosas, é também necessário avaliar o próprio risco do conceito ter sucesso, sendo esse risco muito maior do que o investimento numa rede sólida e já presente no mercado. O Franqueador tem à disposição uma equipe de especialistas dedicados a desenvolver o negócio, gerir a marca e a alcançar negociações estratégicas. Desta forma, o custo torna-se reduzido e ainda se acrescenta a segurança de investir num negócio estabelecido no mercado, com anos de know-how e uma estrutura de suporte em todas as áreas.
7. A localização da unidade conta muito para o sucesso do negócio. VERDADE
A escolha do local é fundamental para garantir o seu sucesso. Ter o seu estabelecimento próximo aos locais mais movimentados e que sejam frequentados pelo público-alvo, com o perfil do seu target, é uma forma de garantir lucro e sucesso.
8. Em uma Franquia, a liberdade para criar é reduzida. VERDADE
O Franqueador desenvolve uma estrutura padrão, com base nas experiências anteriores e no sucesso dos resultados, e o franqueado recebe a fórmula do sucesso pronta na mão. A partir desta base, o Franqueado tem a liberdade de dar o seu toque pessoal em sua unidade, desde que acordado previamente com o Franqueador.