O GrupoConcept, rede internacional de estética com quase 14 anos de experiência e clínicas no Brasil, Portugal, Cabo Verde e Polônia, cresce com base num crescimento sustentado. O grupo dispõe de vários departamentos cuja função é o apoio às clinicas da rede e uma das suas principais preocupações é apoiar os franqueados na gestão e motivação das equipes nas clínicas.
Esta função fica a cargo do Departamento Operacional que mantém um contato direto e diário com as equipes, focando, em grande parte, no fator motivação, como componente essencial para o sucesso das clínicas e o alcance dos objetivos. Sendo assim, Carla Nunes – Diretora Operacional do grupo no Brasil – explica qual a importância da motivação de equipes e dá alguns conselhos sobre como garantir que uma equipe permaneça forte e motivada.
1. Como você acha que a motivação é importante no ambiente de uma empresa no modelo de franquias?
A motivação, na minha opinião, é importante em qualquer empresa e em qualquer àrea da vida de uma pessoa. Eu acredito que as empresas são feitas pelas pessoas que nela trabalham, o que torna o ambiente motivacional da equipe é imprescindível. No modelo de franquias há a vantagem dos próprios empresários e investidores terem alguém a motivá-los e apoiá-los em todos os momentos, assim como as suas equipes. No fundo, a Motivação e o Apoio são as palavras de ordem das empresas em regime de franquia.
2. A partir destas questões, quais são as dificuldades em garantir a motivação das equipes?
Infelizmente, todos nós, que somos seres humanos, temos dias melhores e outros piores. Mas acho que hoje nosso maior desafio é encontrarmos equipes motivadas, precisamos ter do nosso lado pessoas engajadas e com propósitos e objetivos profissionais e pessoais.
Para mim o segredo da motivação de equipes passa pela sinceridade, honestidade e verdade. Sermos absolutamente francos com aqueles que estão diretamente ligados à nossa empresa é a única alternativa de assegurar equipes motivadas, pois é muito mais fácil se sentir engajado em um ambiente transparente, no qual você sabe aonde pisa e que pode contar com a sinceridade da parte de seus lideres. Portanto, para mim o segredo da motivação é ser o mais transparente possível.
3. No contato com as clínicas, qual é a principal estratégia para garantir esta motivação?
A equipe Operacional tenta trabalhar com os franqueados de forma que eles conheçam profundamente todos os elementos da sua equipe e adequem as estratégias de motivação a cada um, ou seja, que personalizem a estratégia motivacional ao perfil de cada colaborador da sua equipe. O foco deste trabalho é o colaborador.
Sendo assim, nosso trabalho juntamente com o franqueado é que este, em primeiro lugar, que deixe claro o papel e a responsabilidade de cada colaborador nos processos da clínica e valorizar seu esforço para o sucesso de toda a equipe. Reconhecendo e evidenciando a importância das pessoas diante de um momento difícil, a empresa demonstrará que tem consideração por elas, ajudará a aumentar a autoestima dos colaboradores e o seu sentimento de pertencimento. Isso fará com que eles se empenhem mais na busca por resultados no trabalho.
Em segundo lugar, é importante que o franqueado escute cada um dos seus colaboradores, estabelecendo uma relação transparente e criando um canal direto de comunicação com a equipe. Isto fará que com ela se integre e se comprometa ainda mais com a empresa.
4. Que esforço são desenvolvidos pelo franquiador para assegurar a motivação da rede?
O principal foco da equipe Operacional Master é mostrar aos franqueados e às equipes que é possível fazer sempre mais e melhor, com trabalho, empenho e honestidade. O nosso grande objetivo é superar a nós mesmos diariamente, apoiar os nossos franqueados e suas equipes em todos os momentos do seu negócio, nos bons momentos e nos menos positivos, caminhando com eles lado a lado e fazendo um verdadeiro trabalho de equipe, pois é isso que somos.
5. Você considera que em um ambiente organizacional, motivar é sinônimo de inovar constantemente?
Sem dúvidas! Todo mundo precisa de motivação para viver. A motivação é o que nos mantém vivos e o que nos faz levantar da cama todos os dias. Um colaborador desmotivado tem uma baixa produtividade no ambiente de trabalho e acaba gerando problemas futuros.
Um colaborador motivado e em perfeita harmonia com a empresa pode ter uma boa ideia, uma proposta de inovação ou uma nova perspectiva diante de um problema, ajudando a solucioná-lo.
6. Se tivesse que dar um conselho aos gerentes de equipe sobre a motivação do time… qual seria?
Acredito que a base da motivação das equipes é a transparência, comunicação com verdade e honestidade. E portanto, este é o meu grande lema de vida e o conselho que dou a todos os líderes de equipe. Juntamente com este grande conselho, não tenho dúvidas de que é importantíssimo cada colaborador saber claramente o seu papel dentro da empresa e ter a certeza de que ninguém é mais importante do que ninguém, são todos imprescindíveis para os bons resultados da empresa, desde o CEO até a colaboradora que realiza a limpeza das clínicas.